sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O que falta para uma industrialização completa no Brasil


A importância crescente da eletrônica na vida do homem moderno, seja como setor econômico per se, seja como elemento transformador de outras cadeias produtivas, tem sido largamente noticiada.

Além disso, atendência de concentração de parcela cada vez maior dovalor dos bens eletrônicos em dois pilares – microeletrônica, cujo representante mais notório é o circuito integra-do, e software – fez com que estes fossem eleitos pelo governo, durante 2003, como setores prioritários para aformulação de uma política industrial, tecnológica e decomércio exterior, ao lado de fármacos e bens de capital.

O BNDES, no âmbito das ações promovidas pelo Fórum da Competitividade do Complexo Eletrônico, patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústriae Comércio Exterior (MDIC), realizou um estudo visandoà implantação de uma indústria de circuitos integrados no Brasil.
Tal estudo, contratado a um consórcio de consultores internacionais e acompanhado por um grupo interministerial do qual fazia parte, além do BNDES e do próprio MDIC, o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi finalizado paralelamente às primeiras discussões sobre apolítica setorial de microeletrônica. Esta teve suas linhasbásicas, que incluíam resultados do estudo, apresenta-das à Câmara de Política Econômica do Conselho do Governo em janeiro de 2004.

O presente artigo resume os objetivos que nortearam a execução do estudo, trata da metodologia utilizada e apresenta conclusões, especialmente sobre aavaliação de estratégias - de produtos e modelos denegócio – de potenciais investidores.

São enumerados também os requisitos básicos necessários a quaisquer empreendimentos voltados para a fabricação de componentes microeletrônicos, assim como as principais reco-mendações para os negociadores brasileiros.

Nenhum comentário: