sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Indústrias Nacionais



A CENIBRA Ipatinga MG




Fundada no dia 13 de setembro de 1973. Localizada no leste de Minas Gerais, é o resultado do espírito empreendedor da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD e da Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co., Ltd. – JBP, que apostaram no sonho de construir uma grande empresa de base florestal.Em julho de 2001, com a decisão da CVRD de se desfazer de sua participação em empresas de base florestal, a JBP passou a ser detentora do controle acionário total da CENIBRA.



A JBP é um grupo de empresas japonesas, de larga experiência no relacionamento com o Brasil.A CENIBRA atua em 52 municípios, onde desenvolve diversos projetos socioambientais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região.Os municípios de atuação da CENIBRA são: Açucena, Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Oriente, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Caeté, Cantagalo, Caratinga, Catas Altas, Coroaci, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dores de Guanhães, Divinolândia de Minas, Ferros, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itabira, Joanésia, Mariana, Marliéria, Materlândia, Mesquita, Naque, Nova Era, Paulistas, Peçanha, Periquito, Pingo D'Água, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Itambé, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Evangelista, Sardoá, Senhora do Porto, Virginópolis, Virgolândia.Princípios da CENIBRAValorizar a inovação, a competência, o compromisso e a contribuição dos profissionaisPraticar a ética, a verdade e o respeito em todos os relacionamentosPreservar o ambiente como base do desenvolvimentoFazer tudo com qualidade, confiabilidade e competitividadeAgir no presente com visão de futuro



Petrobrás







Em outubro de 1953, com a edição da Lei 2.004, a constituição da Petrobras foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União.

A Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram monopólio conduzido pela Petrobras de 1954 a 1997.

Durante esse período a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no País, e graças ao seu desempenho a Companhia foi premiada em 1992 pela Offshore Technology Conference (OTC) (*), o mais importante prêmio do setor, e posteriormente recebeu o prêmio em 2001.Em 1997, o Brasil, através da Petrobras, ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1milhão de barris de óleo por dia. Nesse mesmo ano, em 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei n º 9.478, que abriu as atividades da indústria petrolífera no Brasil à iniciativa privada.Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.No dia 21 de abril de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, o que permitiu ao Brasil atingir auto-suficiência em petróleo.Atualmente, a Companhia está presente em 27 países.

Em 2007, a Petrobras foi classificada como a 7ª maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores, de acordo com a Petroleum Intelligence Weekly (PIW), publicação que divulga anualmente o ranking das 50 maiores e mais importantes empresas de petróleo.A renovação da participação na composição do Índice Dow Jones Mundial de Sustentabilidade (DJSI) também foi destaque em 2007. O Dow Jones é considerado o mais importante índice mundial de sustentabilidade, usado como parâmetro para análise dos investidores sócio e ambientalmente responsáveis.A Petrobras iniciou as obras do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, também em 2007. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro tem investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões.

Com início de operação previsto para 2012, o Comperj estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo e irá gerar cerca de 212 mil empregos diretos e indiretos.O mês de setembro de 2007 é marcado por duas grandes conquistas, o início das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Recife e o batizado da Plataforma de Piranema, em Sergipe.

A nova refinaria será a primeira a processar 100% de petróleo pesado, enquanto que a Plataforma de Piranema terá tecnologia pioneira no mundo, pois será a primeira unidade do tipo FPSO com casco redondo podendo operar em condições ambientais mais severas.No início de 2008, a Petrobras foi reconhecida através de pesquisa da Management & Excellence (M&E) a petroleira mais sustentável do mundo.

Em primeiro lugar no ranking, com a pontuação de 92,25%, a Companhia é considerada referência mundial em ética e sustentabilidade, considerando 387 indicadores internacionais, entre eles queda em emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores.Visão CorporativaEssa seção reúne informações corporativas da Companhia, que cumpre o seu papel e mostra aos seus acionistas e à população a transparência das suas ações. Conheça o plano estratégico para da Companhia e saiba quais as medidas tomadas pela Petrobras para superar todas as metas corporativas e concretizar a Visão 2020.» Visão 2020Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.» MissãoAtuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Nos capítulos do Estatuto Social estão as leis e normas que a Companhia segue sob o controle da União: sua atuação no exterior, suas atividades vinculadas à energia, as atividades econômicas vinculadas ao seu objetivo social, e outras disposições gerais. O Código de Conduta é composto pelo Código de Ética, Código de Conduta Concorrencial da Companhia e o Código de Conduta da Alta Administração Federal, estabelecido pelo governo.

Dessa forma a Petrobras assume o compromisso público de transparência dos seus empregados e no relacionamento com outras empresas, fornecedores, clientes e concorrentes. O Relatório Anual da Petrobras presta conta aos acionistas e à sociedade sobre os resultados e atividades desenvolvidas nos campos social, administrativo e ambiental durante o ano. Apresenta os principais indicadores das atividades, a estratégia da Companhia em relação a sua visão para 2020, além do comportamento do mercado de petróleo.




Siderurgicas no Brasil




Foi a descoberta de ouro no atual Estado de Minas Gerais que desencadeou um novo estímulo à siderurgia. Fundições foram abertas para a construção de implementos de ferro utilizados no trabalho das minas.Contudo, as mesmas práticas mercantilistas que impulsionaram a descoberta de metais em nossas terras fizeram com que a construção de uma indústria siderúrgica brasileira fosse reprimida. A colônia deveria ser explorada ao máximo e comercializar apenas ouro e produtos agrícolas. Portugal chegou a proibir a construção de novas fundições e ordenou a destruição das existentes.A situação mudou com a ascensão de Dom João VI ao trono de Portugal.


Em 1795, foi autorizada a construção de novas fundições. Em 1808, a família real portuguesa desembarcou fugitiva no Rio de Janeiro, temendo o avanço das tropas napolêonicas às terras lusitanas.

Diversas indústrias siderúrgicas foram construídas a partir desse período.Em 1815, ficou pronta a usina do Morro do Pilar, em Minas Gerais. Em 1815, a fábrica de Ipanema, nos arredores de Sorocaba, começa a produzir ferro forjado. Outras indústrias foram abertas em Congonhas do Campo, Caeté e São Miguel de Piracicaba, todas em Minas Gerais.

Após esse início de século XIX promissor, houve um declínio na produção de ferro.

A competição com os produtos importados da Inglaterra era desigual e travava o desenvolvimento da siderurgia brasileira. Além disso, havia escassez de mão-de-obra, já que os trabalhadores, em sua maioria, eram sugados pela lavoura do açúcar e, mais tarde, do café.Mesmo assim, um marco importante para o posterior progresso da siderurgia brasileira data desse período: a fundação, em 1876, da Escola de Minas de Ouro Preto, que formaria engenheiros de minas, metalúrgistas e geólogos.






Grupo Votorantim



A história do Grupo Votorantim começa em 1918, no interior do Estado de São Paulo, quando o imigrante português Antonio Pereira Ignacio assume a Fábrica de Fiação e Tecelagem no então pequeno distrito de Votorantim, em Sorocaba. Assim era criada a Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim, uma empresa que anunciava o início da industrialização brasileira.
Nas décadas seguintes os negócios se multiplicaram e, hoje, na terceira geração da família Ermírio de Moraes, a Votorantim é um dos maiores conglomerados privados da AméricaLatina. Essa é uma história de trabalho, empreendedorismo, conduta empresarial responsável, crença no país, busca constante de soluções inovadoras para o crescimento contínuo e competência para conciliar os interesses do grupo e da família.















Aracruz Celulose S.A



É uma empresa brasileira sediada no município de Aracruz, no Espírito Santo.
Ela é a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto, respondendo por 24% da oferta global do produto. Possui uma unidade fabril de Aracruz, em Guaíba no Rio Grande do Sul e em Eunápolis, na Bahia, sendo esta última uma joint-venture com a empresa sueco-finlandesa Stora Enso, denominada Veracel.
A celulose produzida é destinada à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.

O controle acionário da Aracruz é exercido pelos grupos Safra, Lorentzen e Votorantim, com participação acionária de 28% cada e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com participação de 12,5%. As ações preferenciais da Aracruz (56% do capital), são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa), Madri (Latibex) e Nova York (NYSE).
A Aracruz é a única empresa do setor florestal no mundo a estar na lista de empresas do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) 2007/2008, da Bolsa de Valores de Nova York, que destaca as melhores práticas em sustentabilidade corporativa no mundo. O indicador é composto por 318 empresas de 24 países no total, sendo sete delas brasileiras. O DJSI é composto por ações de companhias de sustentabilidade corporativa, ou seja, segundo os critérios daquela instituição, são empresas capazes de criar valor para os acionistas no longo prazo, por conseguirem aproveitar as oportunidades e gerenciar os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais.






Acesita












Em 1974, a Acesita Energética iniciou os primeiros plantios de eucalipto no Jequitinhonha, com o objetivo de abastecer com carvão vegetal os altos fornos da Usina Siderúrgica da Acesita S.A., em Timóteo.
A chegada da Acesita Energética no Jequitinhonha trouxe inúmeros benefícios para a região, principalmente para os municípios onde ela atua.
Com a Acesita Energética, milhares de empregos foram criados e parte dos impostos e recursos gerados pela atividade econômica da empresa foram investidos em obras de infra-estrutura e na melhoria dos serviços de atendimento à população, com destaque para a educação, saúde e lazer, melhorando a qualidade de vida nesses municípios.
Hoje, Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha apresentam índice de desenvolvimento social superior aos demais municípios da região.
Atualmente, a Acesita Energética é uma das maiores reflorestadoras do país. Além de ser responsável pelo abastecimento de carvão vegetal aos altos fornos da Acesita S.A., através da Preservar Madeira Reflorestada, é uma das principais empresas que atuam no setor de processamento do eucalipto para uso múltiplo (marca DURALIPTO).






Cemig

Cemig: a melhor energia do Brasil
A Cemig atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.O grupo Cemig é constituído por 40 empresas e sete consórcios. É controlado por uma holding, com ativos e negócios em vários estados do Brasil. Possui, também, investimentos em distribuição de gás natural, transmissão de dados e está construindo uma linha de transmissão de energia elétrica no Chile.Na área de distribuição de energia elétrica, a Cemig é responsável por aproximadamente 12% do mercado nacional. Atualmente, a Companhia é um dos maiores grupos empresariais do setor energético brasileiro.O Grupo Cemig atua em Minas Gerais e em mais 10 estados brasileiros e no Chile.
Em 2006, a Empresa adquiriu cerca de 25% da Light, distribuidora de energia que atende à capital Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses. Tem, ainda, participação acionária na TBE – Transmissora Brasileira de Energia, que possui e opera linhas de transmissão no Norte e Sul do País.A Cemig é uma empresa mista de capital aberto, controlado pelo Governo de Minas. As ações da Empresa estão listadas no Bovespa, Nova Iorque e Madri (Latibex). Nos últimos quatro anos, o valor de mercado da Cemig passou de R$ 4 bilhões para R$ 20 bilhões.A Cemig Distribuição é responsável pelo atendimento a cerca de 18 milhões de pessoas em 774 municípios de Minas Gerais e pela gestão da maior rede de distribuição de energia elétrica da América Latina, com mais de 400 mil km de extensão.
A Cemig Geração é uma das maiores geradoras do País. O parque gerador da Empresa é formado por mais de 57 usinas hidrelétricas, duas térmicas e uma eólica.
Conquistas
A Cemig é considerada uma empresa padrão no setor de energia elétrica nacional, sendo referência no Brasil e no mundo em sustentabilidade. Encontra-se, há oito anos, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade . Nesse índice, na versão 2007/2008, a Cemig foi colocada como líder mundial no supersetor de utilities, ao lado de 18 grandes grupos mundiais.A revista Você/Exame divulgou, em 2007, a liderança da Empresa na pesquisa Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC: a Cemig Distribuição é a melhor concessionária do Sudeste na categoria distribuidoras com mais de 400 mil consumidores. Na pesquisa da Abradee – Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, a Cemig está entre as três melhores do País.
Marca de reputação
A marca Cemig tem uma presença forte no setor de energia elétrica do Brasil, em função da história da Empresa, que foi criada em 1952, pelo então governador de Minas e posteriormente presidente do Brasil, Juscelino Kubitscheck.Desde a sua criação, a Cemig tornou-se referência no setor elétrico brasileiro, primeiro com a construção da hidrelétrica de Três Marias, a primeira usina de grande porte do País. Posteriormente na gestão competente para implantar novas usinas e programas de eletrificação urbana e rural, até se transformar, em 1985, em companhia energética.

Nenhum comentário: